Ícone do site Educação e Transformação

Atividades de História 4 ano

Atividades de História 4 ano

Atividades de História 4 ano

Procurando por atividades educativas para trabalhar história com alunos do 4 ano do ensino fundamental? Então você esta no lugar certo, nós do Educação e Transformação, selecionamos diversas sugestões de Atividades de História 4 ano, confira:

Atividades de História 4 ano

Diversas sugestões divertidas de atividades de história para o 4 ano para trabalhar dentro e fora da sala de aula. Confira:

A exclusão social no mundo

Para realizar esta atividades educativa de história para 4 ano, vamos precisar de lápis, canetas, cartolina e também alguns lápis coloridos.

Para os professores

Para os alunos

Como fazer a avaliação desta atividade?

O historiador

E se você fosse um historiador?

1. Agora que você sabe mais sobre o trabalho do historiador, observe as imagens a seguir.

Essas imagens foram produzidas pelo artista francês Jean-Baptiste Debret e representam objetos de comunidades indígenas de mais de cem anos. Você deverá decifrar a função dos objetos. Preste atenção às regras.

a) Lembre-se: um objeto pode ter mais de uma função. Um cálice, por exemplo, pode ser usado para tomar vinho ou servir de objeto religioso em uma missa.

b) Abaixo de cada imagem, explique como você chegou à descoberta das funções de cada objeto, escrevendo o que observou para tirar as suas conclusões.

O comandante Português

O objetivo principal desta atividades de história para o 4 ano é desenvolver a pesquisa; o conhecimento dos hábitos alimentares dos portugueses; procurar semelhanças com os nossos hábitos; considerar que existe uma divisão hierárquica que passa pela alimentação (marujos não comem o que seus comandantes comem).

Para imprimir:

De quantos povos você é feito?

Dicas para o professor

Comunidades Indígenas.

Outras atividades:

Histórias e lendas

Pesquise histórias e lendas desta comunidade. Conte com suas próprias palavras a história ou lenda que você mais achou interessante, depois ilustre-a com um desenho.

2. Agora, vamos ver o que você aprendeu com esta pesquisa. Responda às questões.

a) Existem diferenças entre a sua vida e a vida da comunidade indígena que você pesquisou? Quais?

b) Existem semelhanças entre a sua vida e a vida dessa comunidade? Quais?

c) Imagine que, misteriosamente, você foi parar nessa comunidade indígena. Quais seriam as maiores dificuldades

Que você encontraria para se adaptar?

d) Você identificou alguns problemas que essa comunidade enfrenta? Quais?

e) O que você acha que deveria ser feito para resolver esses problemas?

Avaliação de História para 4 ano

1. Complete as frases a seguir.

a) O _________________ é o profissional que estuda os documentos do passado em busca de razões que dão um sentido às realizações humanas.

b) A História é a ciência que procura conhecer e entender o _________________.

c) A História estuda ações de grandes líderes e também as obras _______________________.

2. Assinale um X nas alternativas que podem ser consideradas documentos históricos.

( ) jornal
( ) livro
( ) animais vivos
( ) pinturas
( ) mar
( ) obras de arte
( ) furacão
( ) fotografia
( ) fósseis
( ) nuvens
( ) obras arquitetônicas
( ) luz
( ) cartas
( ) desenhos

3. Qual era o objetivo da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral a serviço do rei de Portugal?

4. Quais produtos os portugueses esperavam encontrar?

5. O que o escrivão Pero Vaz de Caminha descreveu em sua carta para o rei de Portugal?

6. Por que a exploração do pau-brasil interessava aos portugueses?

7. Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas sentenças a seguir. Depois, corrija as alternativas falsas.

( ) Os portugueses foram os primeiros habitantes do Brasil.

( ) As tribos indígenas são comunidades unidas pela língua e pelos costumes.

( ) Os indígenas geralmente andam vestidos com roupas compradas e enfeitam o corpo com penas coloridas, dentes de animais e pinturas com cores vivas.

( ) Para os indígenas, os elementos da natureza não são importantes, por essa razão, eles se consideram superiores às outras formas de vida.

8. Assinale as alternativas que representam objetos da cultura indígena.

( ) arco
( ) caneta
( ) lança
( ) arma de fogo
( ) tacape
( ) zarabatana
( ) relógios
( ) braceletes
( ) computador
( ) canoas

9. O que é a FUNAI e qual a sua função?

10. Faça um pequeno texto com o seguinte tema: “A importância da cultura indígena para a nossa sociedade”

_

Proposta de Avaliação de História para 4 ano

Proposta de Avaliação de História para 4 ano

Atividades para casa de história para 4 ano

Navegando com Fernando Pessoa.

1) Leia os versos. Trata-se da primeira estrofe de um poema do poeta português Fernando Pessoa. Refere-se às navegações que os portugueses empreenderam pelo Oceano Atlântico no século XV, e que ficaram conhecidas como Grandes Navegações.

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal.
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram
Quantas noivas ficaram por casar,
Para que fosses nosso, ó mar!

2) Agora assinale as frases que mais se aproximem daquilo que você pensou ao ler os versos.

( ) O poeta atribui o sal do mar às lágrimas do povo português.

( ) Os portugueses choravam porque seus filhos ou seus noivos ou ainda seus maridos não voltavam das viagens marítimas.

( ) As pessoas não voltavam por que ficavam morando em outros países.

( ) O poema fala das dificuldades enfrentadas no mar pelos homens que participaram das Grandes Navegações.

Atividades de história 4 ano para imprimir

Atividades avaliativas 01:

Outras atividades ensino fundamental 4 ano de história:

Veja também atividades para o 2 ano de história.

Sair da versão mobile